Topo
TIJUCAS | Quinta Feira, 25 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

20 de Junho de 2018 - 13:19:18

Prefeito fala sobre obras e planos para a cidade

“Queremos que 2018 seja visto como o ano das primeiras grandes mudanças previstas pela nossa gestão”
 
 
Prefeito fala sobre obras e planos para a cidade
Segundo o prefeito, licitação da ponte do Pernambuco está marcada para dia 14 
 
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA 
 
Na véspera do aniversário de 158 anos de emancipação político-administrativa de Tijucas, o jornal DAQUI entrevistou aquele que tem a missão de governar a cidade pelos próximos dois anos de meio, para falar sobre obras em andamento e sobre as expectativas para o futuro da cidade. Eloi Mariano Rocha (PSD) diz querer que 2018 seja o ano em que as primeiras grandes mudanças no município aconteçam.  
 
DAQUI – Estamos às vésperas de celebrar os 158 anos de emancipação político-administrativa de Tijucas. Muitas vezes as administrações se apegam ao passado para analisar erros e acertos. Falando de futuro, o que se vislumbra para os próximos anos na cidade? 
Eloi – Vislumbramos uma cidade mais organizada, mais segura e apresentando resultados efetivos na educação, na saúde e em todos os demais setores que temos investido diariamente em busca de melhor atendimento à comunidade. Da mesma forma prevemos uma nova realidade em termos de infraestrutura, investindo na mobilidade urbana com ruas pavimentadas, bem sinalizadas e priorizando a segurança de nossa população. Temos trabalhado muito para que o cidadão de Tijucas seja atendido da forma como merece em todos os segmentos da administração pública. 
 
DAQUI – Durante a festa de aniversário da cidade, no ano passado, foram anunciadas algumas obras. Uma delas previa o asfalto da beira rio, vindo da Joaia até o centro da cidade. No entanto, ainda não aconteceu. Qual o motivo? Há previsão? 
Eloi – As obras que anunciamos estão todas em andamento e algumas, já concluídas. Primeiramente as obras de pavimentação asfáltica realizadas com recursos próprios que foram as ruas Jacob Lameu Tavares e Leoberto Leal, na entrada da cidade, além da drenagem e canteiro central da avenida Hercílio Luz. As demais, com recursos do Badesc, já foram iniciadas também, que são as ruas Florianópolis, Antônio Bayer, Antônio Cherem, Coronel Gallotti, Valério Gomes e trechos das ruas São Sebastião, Justiniano Soares e 13 de junho, fazendo o contorno da igreja Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Praça. Já na avenida Beira Rio, da ponte da Joaia até o bairro Praça, estamos com a obra de substituição da principal rede de abastecimento de água da cidade e que precisa ser feita antes da pavimentação. Tão logo pudermos concluir esta obra vamos providenciar o asfaltamento de toda esta importante via. 
 
DAQUI – Por falar em asfalto, percebe-se movimento de obras em alguns pontos do centro da cidade. Onde teremos pavimentações ainda este ano? 
Eloi – Sim, ainda teremos outras ruas a serem asfaltadas no centro da cidade e que anunciaremos oportunamente e em breve também devem ter início as obras de compensação da Águas de Bombinhas na localidade de Itinga e na avenida Emília Ramos (P4). Ao mesmo tempo, também já estamos com obras de pavimentação com lajotas em andamento no Jardim Progresso e no bairro Praça, onde outras ruas também devem ser contempladas, reaproveitando as lajotas que estão sendo retiradas das ruas que estão sendo asfaltadas agora. 
 
DAQUI – Quando o assunto é obra, é inevitável questionar sobre a ponte do Pernambuco, que chegou a ter prazos definidos pela administração e que acabaram não sendo cumpridos. Há algo de concreto com relação aos prazos para execução da obra? 
Eloi – Não pudemos licitar antes por conta de alguns ajustes que se faziam necessários nos orçamentos e projetos de engenharia, porém, agora já estamos com todo o processo concluído e a licitação já está marcada para dia 14 de junho. Neste dia receberemos as empresas interessadas em executar a obra e a partir de então começam a correr os prazos de recursos e outros trâmites que todo processo licitatório envolve. Finalizadas estas etapas teremos, enfim, a data definida para início das obras desta tão sonhada e merecida obra para Tijucas. 
 
DAQUI – Aproveitando o gancho da Bulcão Viana, existe algo planejado com relação à preservação do nosso patrimônio histórico de Tijucas? 
Eloi – Temos uma preocupação muito grande com o nosso patrimônio e a recuperação da Ponte Bulcão Viana, mantendo suas características originais, é uma prova disso. Também temos buscado diversas formas de assegurar a recuperação e manutenção de nossos casarões e em breve uma parte da cidade vai receber um belo projeto neste sentido. 
 
DAQUI – Em janeiro, durante entrevista ao DAQUI, o senhor afirmou que não estava completamente satisfeito com a formação do staff e que promoveria novas mudanças no secretariado. No entanto, elas ainda não aconteceram. Haverá mudanças ou todos os secretários permanecerão nos cargos? 
Eloi – Os ajustes iniciais que foram necessários para o bom andamento da gestão foram feitos e novas mudanças podem acontecer a qualquer momento. Estamos sempre avaliando o trabalho de toda a equipe e, se for necessário, faremos alterações no quadro.
 
DAQUI – Estamos em ano de eleições federal e estadual, este período pode atrapalhar de alguma forma o andamento dos projetos para o município? 
Eloi – Todos os municípios acabam ficando prejudicados pela interrupção de repasses de recursos, limitações nas obras e adequações de prazos em diversos sentidos, mas temos nos planejado com antecedência para minimizar estas interferências.  
 
DAQUI – No início de sua administração, muito se trabalhou para impedir a construção da penitenciária industrial na cidade. Passados meses desde a sinalização do governo de que recuaria da construção no município, já existem garantias de que a penitenciária não saia? Ou, dependendo de quem assuma o governo do estado, ainda correrá o risco da retomada do projeto? 
Eloi – É um assunto que sempre acompanhamos, mas que neste momento segue sem alterações.  
 
DAQUI – Restando pouco mais de seis meses para o fim do ano, o que se pode esperar da administração municipal para 2018? 
Eloi – Nosso primeiro ano foi um período de adaptação, planejamento e ajustes em diversos segmentos da administração pública. Agora, queremos que 2018 seja visto como o ano das primeiras grandes mudanças previstas pela nossa gestão. Já tivemos muitos avanços neste primeiro semestre e a expectativa é de manter o ritmo nos demais meses. Esperamos concretizar tudo aquilo que almejamos no início de 2017 e que tem sido requisitado pela nossa comunidade. Para isso, contamos sempre com uma equipe muito determinada e com o apoio de nossos cidadãos de Tijucas, que têm entendido nosso propósito e auxiliado de diversas maneiras a nossa administração. Aproveito para parabenizar todos os tijucanos e tijuquenses pela história que vêm construindo ao longo destes 158 anos de nossa querida cidade. Nosso desejo é continuar avançando e buscando constantemente novos motivos para comemorar o crescimento dessa terra que tanto amamos.

 

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Porto Belo realiza Segundo Encontro de Pescadores na Praia do Baixio
Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube