A região da Amfri foi a primeira do Brasil a assinar o protocolo de intenções
Junto com os demais municípios da região da Amfri, Porto Belo assinou o termo de adesão à campanha da ONU “Meio Ambiente Clean Seas” (Mares Limpos), que busca o comprometimento dos setores públicos na criação de campanhas de conscientização e ações para diminuição de plásticos que acabam chegando nos oceanos. A ação ocorreu no Seminário Regional Oceano Sem Plástico, no auditório do Museu Oceanográfico Univali, de Balneário Piçarras. A região da Amfri foi a primeira do Brasil a assinar com a ONU um protocolo de intenções para descarte correto dos materiais e preservar os oceanos.
O termo foi assinado pelo prefeito Emerson Stein (MDB), que esteve no evento acompanhado da presidente da Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo (Famap), Ana Paula Buun. Emerson destaca que é preciso união e força de vontade para que ações como esta se tornem realidade na região, que depende dos mares para a economia. “O Meio Ambiente merece toda a nossa atenção e se tratando de mar, principalmente na região litorânea em que vivemos, precisamos ter consciência de que a poluição afeta também questões econômicas, visto que boa parte das famílias são sustentadas pela pesca ou pelo turismo”, argumentou o prefeito.
O seminário contou com palestras que levantaram questões importantes no combate à produção de plástico na região. Representando a ONU Meio Ambiente, Fernanda Daltro destacou que as pessoas precisam ser conscientes de que 95% do que se encontra nas lixeiras pode ser reutilizado, sendo apenas 5% considerado rejeito. Ela ainda destacou que a sociedade, além de ter consciência quanto à reciclagem, deve repensar a forma como encara o plástico e, principalmente, o consumo deste material. O município de Porto Belo deve iniciar nas próximas semanas o estudo de alguns projetos de conscientização, para diminuir a utilização de plástico na cidade.
|