Cinco jovens estudantes da escola estadual Professora Olívia Bastos, de Tijucas, foram eleitos deputados do programa Parlamento Jovem. Estiveram na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e, agora, receberam o reconhecimento na Câmara de Vereadores. Foram homenageados com Moção de Louvor pelo desempenho e por representarem o município no programa.
Durante a sessão em que receberam a homenagem, os estudantes discursaram e, além de destacarem a experiência de conhecer o trabalho do poder Legislativo, ressaltaram que amadureceram quanto à forma de enxergar a política. “Ao participar efetivamente desse projeto, foi possível perceber como é difícil aprovar uma lei e como é necessário o envolvimento de todos os deputados para a aprovação de uma proposta”, comentou a estudante Isabela Campestrini. Além dela, compuseram o Parlamento Jovem os alunos Bruna Jaques, Talia Simas, Daniel Freire e Jean Lincon.
Talia, no discurso na Câmara, analisou o cenário político nacional. Garantiu que os alunos saem do programa com uma visão mais ampla. “Saímos diferentes, já não pensamos que todos os políticos são corruptos e que todos se corrompem com o tempo. Viemos com uma mente transformada ao ver a responsabilidade que cada parlamentar carrega”, salientou. Ela acredita que os jovens precisam se envolver mais. “Se o nosso país estiver pior daqui a quatro ou cinco anos, a culpa é toda nossa, porque nós somos responsáveis pelo futuro do país”, alertou a estudante.
O PROGRAMA
De iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), o projeto Parlamento Jovem tem por objetivo possibilitar aos estudantes de escolas públicas e privadas a ampliação de conhecimentos sobre política e democracia. Além disso, durante três dias os eleitos têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos parlamentares catarinenses em suas funções.
|