Muitas vezes criticados ou menosprezados, caminhoneiros são profissionais importantes para a manutenção do desenvolvimento econômico do país. Provaram isto após paralisação da categoria nos últimos dias. Demonstraram que, apesar de tratados de forma equivocada por muitos, é do trabalho deles que são garantidos muitos dos confortos e mesmo de insumos básicos para que todos tenhamos atendidas nossas demandas.
No início, o que se viu foram muitas pessoas declarando apoio à causa. Dizendo estarem com os caminhoneiros, encorajando a paralisação e luta do setor – que pedia benefícios ao Governo Federal que impactavam no trabalho da categoria. Mas, conforme abraçavam a causa, as pessoas transferiam aos caminhoneiros a obrigação de lutar por causas comuns à sociedade, com destaque para a redução da gasolina. Gritaram para que os caminhoneiros permanecem firmes na luta enquanto não conseguissem a redução do valor da gasolina – e não apenas do diesel, como era proposto pelo governo.
Parecia que realmente estavam todos ao lado dos caminhoneiros. Mas não demorou para que a falta de gasolina no tanque fizesse com que muitos voltassem atrás no apoio e começassem a dizer que já era hora de os caminhoneiros darem fim à greve. E ao primeiro sinal de que postos recebiam gasolina (com preços bem acima do que se vendia dias antes) as filas se agigantavam para o abastecimento. Ninguém mais queria saber da luta dos caminhoneiros que, àquela altura, permaneciam paralisados na luta pelas melhorias pretendidas. Cada um só queria o seu tanque reabastecido. E que a vida seguisse...
|