No final de março do ano passado, o Jornal DAQUI soltou uma reportagem que, na época, foi manchete de capa, que tratava sobre o atendimento do SAMU na cidade. Havia sido suspenso por falta de abastecimento no sistema federal, na gestão anterior. Além disto, a ambulância do atendimento de urgência havia sido “rebaixada” – ou seja, tirada de circulação por falta de condições. Ficamos também sem a ambulância.
Na época, ao invés de simplesmente se canalizar a discussão para como resolver a situação (regularizar as pendências deixadas pela gestão anterior e conseguir a nova ambulância), a discussão tomou rumos diferentes: a tentativa de desqualificar a reportagem, inclusive com a alegação de que a “reportagem era falsa”. Ao DAQUI restou, na ocasião, apenas reforçar – na edição seguinte – aquilo que os leitores já sabem: o DAQUI faz Jornalismo com “J” maiúsculo e prioriza a verdade e o interesse público em suas pautas. Qual seria o interesse do jornal em faltar com a verdade num assunto tão sério?
Passada esta tentativa de dizer que estava tudo certo com o SAMU no município (e tudo errado com o jornal), enfim se reconheceu que havia problemas e que era preciso solucionar. Primeiro passo foi a regularização junto ao governo federal do que estava pendente. Faltava, então, a aquisição de uma nova e digna ambulância para o atendimento de urgência. E ontem à tarde a prefeitura deu a boa notícia: chegou a nova ambulância para o SAMU daqui!
|