Um assunto delicado para se tratar na Câmara de Vereadores de Tijucas é a questão de pagamento de diárias e cursos para funcionários e parlamentares. Um receio após, nas legislaturas passadas, possíveis irregularidades terem desencadeado a operação Iceberg, que colocou o Legislativo municipal nas páginas policiais – e que foi “usado” por muitos dos candidatos a vereadores na última eleição, tripudiando nos que estavam sob a mira da investigação. Na segunda-feira, foi então colocado em pauta um projeto de lei para regulamentar a concessão de diárias e estabelecer que cursos devem ser realizados preferencialmente na própria Câmara ou, senão, apenas no estado de Santa Catarina. No entanto, teve vereadores pedindo que a medida fosse reconsiderada. Fernanda Melo (MDB) foi a primeira a pedir para que fosse feito uma emenda ao projeto, retirando essa proibição dos parlamentares receberem para fazer cursos em outros estados. O pedido foi reforçado por Vilsinho da Pisobelo (PP). No entanto, o presidente Juarez Soares (PPS) não acatou o pedido e sugeriu para, quem quisesse, que apresentasse esta emenda no ano que vem. O projeto foi aprovado por unanimidade.
DIA DA MULHER
Os vereadores Eloi Geraldo (MDB) e Esaú Bayer (MDB) apresentaram um projeto para que a Câmara de Tijucas realize sessões especiais em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. No entanto, receberam pareceres contrários das comissões. Mas, em plenário, os pareceres foram derrubados – inclusive com apoio dos vereadores que assinavam os pareceres. O projeto foi a votação e foi aprovado por todos.
COMO ASSIM?
Vereadores que assinam favoráveis a pareceres nas comissões que fazem parte e, depois, em plenário, votam contra o próprio parecer: o que isto pode significar? Pode significar que assinaram pareceres sem ao menos ler. Ou que, simplesmente, mudaram de opinião na hora de votar, por alguma razão.
PREPARATIVOS FINAIS
A secretaria de Ação Social de Tijucas reuniu os noivos inscritos para o Casamentão Popular Tijuquense 2018. Ao todo, 17 casais devem participar da cerimônia que está marcada para o dia 26 de maio, no Anfiteatro Leda Regina de Souza. Lá, os noivos participarão do casamento civil, conduzido por um juiz de paz. Em seguida, vão se dirigir a Live Shows e Eventos, para o jantar seguido de baile.
INSCREVA-SE!
A internet tem que ser uma aliada na comunicação. E, para isso, é preciso usar o máximo possível as plataformas disponíveis. Esta semana, estreei no YouTube um canal para, semanalmente, postar vídeos sobre opiniões e reflexões diversas. Conto com vocês para acompanharem (criticarem e sugerirem). Só entrar em www.youtube.com/DIZOCLAUDIO e clicar em “inscrever-se”.