A nova secretária municipal de Saúde de Canelinha, Sueli Grimm, quer acabar com as filas na frente do posto. Não quer mais que as pessoas madruguem para conseguir marcar atendimento médico. “Essa proposta de acabar com as filas é minha primeira grande mudança na gestão”, comenta.
Por enquanto, para tentar chegar primeiro que os outros, tem pacientes que vão às 4h30 da manhã para a frente do posto de saúde para agendar consultas. Mas, a partir do próximo dia 4 de maio, isto não deverá mais acontecer. Todas as segundas-feiras, às 13h, serão agendadas as consultas e exames, na Unidade Básica de Saúde do Centro.
“Era muito sofrimento este povo esperar tão cedo, na rua, às vezes até na chuva”, afirma a secretária. Ela conta que será usado um programa para fazer o agendamento. Deverão ser distribuídas 20 consultas por dia, outras cinco vagas para emergências e cinco consultas eletivas – para mostrar exames. O pedido é para que os pacientes sempre compareçam com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) em mãos.
|