Escrevi este texto para a gravação de um vídeo, esta semana, refletindo sobre o quão passageira é a vida. Mas resolvi trazer para cá, para ser mais um meio de pensarmos sobre a maneira como vivemos, por vezes preocupados com coisas fúteis e inúteis, adiando o que realmente importa. O texto diz o seguinte:
“A vida passa, apressada. Para uns dura mais, para outros acaba num piscar de olhos. Um descuido. Uma fatalidade. Um instante. E tudo acaba (ao menos por aqui). E mesmo tendo esta certeza de que, cedo ou tarde, partiremos, ainda desperdiçamos tempo com coisas pequenas. Desperdício de vida!
“Passamos o dia deixando para amanhã aquela visita a um amigo. Passamos o mês deixando para outro momento a reconciliação com um familiar. Passamos o ano deixando para outra data a realização de um sonho. Achamos que somos eternos! Todos acham. E todos que já partiram também achavam.
“Até que num dia, num momento, num instante, tudo acaba por aqui. Sem aviso-prévio. Sem tempo para fazer aquela visita ao amigo, aquela reconciliação com o familiar ou a realização daquele sonho. Tudo acaba. Por isso, o dia de viver é hoje! O dia de começar. Recomeçar. O dia de agir. Muitos já cometeram este erro de deixar para depois... E foi tarde demais. Não somos eternos!”.
|