Topo
TIJUCAS | Sábado, 20 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

13 de Abril de 2018 - 13:35:04

Vereador pede criação de abrigo para andarilhos

Preocupação de secretaria de Ação Social é que um local para abrigar, acabe atraindo mais pessoas em situação de rua para cá
 
 
Vereador pede criação de abrigo para andarilhos
Moradores de rua tem usado prédios abandonados como abrigo 
 
CLÁUDIO EDUARDO DE SOUZA 
 
Qualquer um que ande por Tijucas, principalmente pela área central da cidade, percebe a circulação de pessoas em situação de rua. Maioria vindos de fora. Na última sessão da Câmara de Vereadores, o assunto esteve em pauta quando entrou para discussão e votação um pedido para criação de um abrigo para andarilhos no período de inverno. 
A indicação – que é um pedido feito por parlamentares, mas que não obriga a administração municipal a executar – foi apresentada pelo vereador Esaú Bayer (MDB). Além do abrigo, ele sugeriu uma parceria entre a secretaria municipal de Ação Social e a Polícia Militar para cadastrarem as pessoas em situação de rua que procurarem o abrigo.  
“Parte o coração da gente ver as pessoas dormindo sob as marquises durante o inverno”, afirmou Esaú. Na defesa da indicação, ele salientou que esse tipo de atendimento já acontece em algumas cidades da região, como é o caso de Florianópolis. “Não precisa ser 30 ou 40, que sejam 15 pessoas que o município pudesse dar um local para dormir e comer, já seria ótimo”, argumentou. 
Na discussão no Legislativo, o vereador Cláudio Tiago Izidoro (MDB) afirmou que se preocupa com a situação, mas não sabe se o abrigo seria a solução. “Me preocupa porque hoje temos uma grande quantidade de andarilhos sem ter abrigo. Pesa muito a questão humana, mas não sei se esse seria o caminho. É um tema bem complicado. Vale a pena discutirmos mais o assunto”, ressaltou. 
 
IRIA ATRAIR? 
Para a secretaria municipal de Ação Social, Bianca Bibiani Machado, o receio seria que a criação de um espaço para abrigar as pessoas em situação de rua fosse atrair ainda mais a vinda deles para cá. “Este tem sido um problema que temos dado a máxima atenção, mas o número só aumenta. E muito disso se deve ao fechamento de abrigos em cidades maiores. Como pessoa, sou a favor de ter este espaço. Mas como gestora não posso ser”, explica. No entanto, ela entende que o assunto requer mais debate e que deve ser colocado em pauta na administração municipal, para que se alinhe qual será a postura e ações mais adequadas para o tema.
 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube