Topo
TIJUCAS | Sexta Feira, 19 de Abril de 2024
Loading
Topo Daqui Tijucas
Menu Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Impressa Contato

Notícias

23 de Abril de 2015 - 12:33:27

Mais de 30% dos orelhões estão estragados

Por causa do serviço ruim, Anatel obrigou Oi a liberar as ligações locais de telefones públicos
 
 
Mais de 30% dos orelhões estão estragados

Reclamações do serviço de telefonia já são comuns. É celular sem sinal, é telefone residencial que fica com ruídos... Mas, e os orelhões? Apesar de serem menos utilizados do que anos atrás, ainda são uma ferramenta fundamental para quem não tem telefone em casa ou para casos de emergência. Só que, não há garantias de que eles funcionarão quando o usuário precisar. Em Tijucas, por exemplo, dos 156 que estão espalhados pela cidade, pelo menos 50 estão danificados. Em Canelinha, a situação é ainda pior: dos 73 aparelhos, 31 estão quebrados.

Faz uns três anos que a moradora do bairro Joaia, Rosa Almeida Anjos, tem telefone fixo em casa. Antes disso, precisou recorrer aos telefones públicos. Ela conta que, na época, tentava usar o orelhão localizado na rua Senador Gallotti – perto da entrada da rodovia SC-410 – mas nunca conseguiu realizar uma chamada. “Estava sempre estragado. Hoje, eu e muitos dos meus vizinhos temos telefone em casa. Mas, e quem não tem e precisa fazer alguma ligação de emergência, como faz?”, indaga.

LIGAÇÃO DE GRAÇA

Por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Oi foi obrigada a liberar gratuitamente as ligações locais nos orelhões de 15 estados – entre eles, Santa Catarina. Isto porque, a operadora não atingiu os patamares mínimos de qualidade dos telefones públicos. As chamadas não poderão ser cobradas até que a Anatel considere que a qualidade do serviço melhorou. A agência irá realizar novas avaliações de seis em seis meses, sendo a próxima em agosto.

Se a Oi não melhorar a qualidade dos orelhões, a punição vai ser maior: a partir de outubro deste ano, as ligações interurbanas para fixos também passarão a ser de graça. E se, em abril de 2016, o problema persistir, as chamadas locais para celulares também não poderão ser cobradas. Já a punição prevista para outubro do ano que vem, segundo a Anatel, é a gratuidade das chamadas interurbanas para celulares.

Situação dos telefones públicos

TIJUCAS

Total de 156 orelhões

106 disponíveis

50 em manutenção

 

CANELINHA

Total de 73 orelhões

42 disponíveis

31 em manutenção

 

PORTO BELO

Total de 103 orelhões

95 disponíveis

8 em manutenção

 

*Dados da Anatel

 

Envie um Comentário

 

Últimas Notícias

Santa Catarina registra 30 municípios afetados pelas chuvas e sete em situação de emergência
Feira do Livro de Tijucas acontece na próxima semana
Prefeitura de São João Batista lança concurso público para diversas áreas
Porto Belo realiza terceira edição do programa Emprega Mais na próxima semana
Cláudio do Jornal conquista R$ 700 mil para a saúde de Tijucas
Rodapé Daqui Tijucas Daqui Tijucas Notícias Galerias Vídeos Impressa Contato
Rodapé Contato Contato AmpliWeb Google Plus YouTube